|
A casca das uvas
roxas contém substâncias eficazes contra a hipertensão. Em um
estudo realizado pela equipe da Universidade do Rio de Janeiro ficou
comprovado a importância desta substância para saúde.
A relação da uva
com o coração sempre despertou curiosidade. Em 1979, um estudo feito
em vários países relacionou a mortalidade por doenças nas artérias
coronárias que irrigam o coração, com o vinho tinto. O grande amigo
do coração são os Flavanóides, substâncias que impedem as
modificações sofridas pelo colesterol na corrente sanguínea que
determinariam o acúmulo de colesterol na parede das artérias,
evitando assim enfartos e a angina de peito.
Estas propriedades
foram encontradas somente nas uvas vermelhas, inicialmente em alguns
subtipos cultivados na França. Posteriormente, efeitos similares
foram descritos em uvas cultivadas nos Estados Unidos e mesmo no
Brasil. Durante a pesquisa desenvolvida pela Universidade do Rio de
Janeiro, observou-se que os extratos encontrados na polpa da fruta não
demonstraram efeito algum em ratos de laboratório.
Já os da casca teve
um resultado surpreendente. Isto significa, que o vinho capaz de
reduzir a pressão arterial é o vinho tinto, que contém não apenas
a polpa mas a casca da uva. O vinho branco já não teria nenhuma
influência sobre a pressão arterial. Além disso a casca da uva contém
resveratrol, que comprovadamente inibe o agrupamento de plaquetas e
aumenta o colesterol LDL e dilatam os vasos sanguíneos. Mas não é
recomendável o consumo de mais de um cálice de vinho tinto ao dia.
Caso o paciente tenha
problemas de fígado ou esteja usando outras medicações é necessário
uma avaliação médica e laboratorial para determinar a conveniência
do uso do vinho. É importante salientar que o vinho não substitui as
medicações correntemente usadas para tratamento do colesterol alto.
Antes , o vinho atua como fator coadjuvante no sentido de prevenção
da doença cardiovascular. Portanto, tenha uma boa e segura dose de
seu vinho tinto preferido
|